Albion Online

Nós viemos. Nós bradamos. Nós conquistamos. Albion Online é um jogo Free-to-Play atualmente em estágio alpha que nos apresenta um MMO sandbox cross-platform para Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Pense nele como um mundo vivo sem vendedores NPCs, sem quests e sem NPCs para quem  você precise se reportar. Ao invés disso tudo, você, sua guilda e seus amigos decidem quem controla cada coisa. É um jogo com a economia completamente gerenciada pelos jogadores e com um sistema de loot baseado no PvP hardcore.Cidades, prédios e regiões podem ser conquistadas e gerenciadas por uma guilda. Cada região gerenciada por uma guilda pode configurar uma taxa pelo loot, e os novos empreendedores que constroem o comércio podem configurar taxas diferentes para seus amigos, para o público geral e para as guildas quando este comércio for utilizado. O jogo é uma tela em branco, e os jogadores são os pintores.
O mundo do jogo é um servidor enorme, com múltiplas áreas divididas em 3 regras: “seguro”, onde o PvP é proibido; “uma caveira”, onde o defensor tem um ligeiro bônus de combate contra qualquer um que o esteja atacando; e finalmente o “três caveiras”, onde o combate é completamente liberado e não há nenhuma espécie de bônus para atacante ou defensor.Albion Online é um jogo que encoraja o PvP, com os melhores materiais para criação de equipamentos sendo encontrados nas áreas de PvP aberto (“três caveiras”). O jogo também funciona no sistema “loot completo”, o que significa que se você morrer, você perde tudo que estava carregando. Claro que isso traz um grande risco, mas como a velha regra nos ensinou, 'quanto maior o risco, maior a recompensa', e a minha guilda tirou proveito disso muitas vezes (graças ao cavalinho que recebemos por comprar a versão do fundador!)No lançamento do Alpha de inverno eu entrei no mundo de Albion Online com Pyran, um gerente de comunidades de jogos que nasceu e viveu até agora pelo amor e paixão aos jogos PvP. No começo nós dominamos o ‘King’s Market’, que oferecia prédios baratos para iniciantes, nos permitindo montar nosso equipamento até o Grau 3. Estes são os únicos prédios controlados pelo ‘sistema’ e te cobram uma taxa simples de 10%, uma decisão dos desenvolvedores para ajudar os novos jogadores a entrarem no jogo com mais facilidade. Nosso objetivo era se equipar, ganhar dinheiro e conquistar aquela terra. Centenas de outros jogadores enchiam os arredores, então os mobs de monstros e de recursos não apareciam de forma rápida o suficiente para nos animar. O sistema oferece recursos limitados com aparições variadas que refletem sua raridade. Além disso, quanto mais um mob de recurso demorar para ser colhido, mais recursos ou prata ele irá dar. Infelizmente, devido ao alto número de jogadores, assim que um recurso aparecia ele era automaticamente colhido. Isso nos levou a alguns dias de puro “grinding” para conseguir recursos suficientes e nos equipar para enfrentar mobs de níveis mais altos.Com o desejo de conseguir melhores materiais nós nos aventuramos nas áreas PvP de Seamouth e encontramos materiais e mobs intocados, e então ficamos ricos. Nós éramos deuses: logo nos lembramos dos nossos dias iniciais e que as pessoas tinham medo de morrer e perder tudo, então nós capitalizamos e fizemos um dinheiro considerável. Além disso, por nós estarmos em uma área PvP nós tínhamos acesso aos materiais de Graus mais altos, o que nos dava uma boa vantagem inicial na busca pelos equipamentos melhores.Não há classes no jogo, como o slogan dos desenvolvedores te lembra constantemente: “Você é o que você veste!”. Todas as habilidades que você aprende são vinculadas ao equipamento que você usa: use um peitoral de metal e você terá mais resistência à ataques físicos e provocações. Use um robe e tenha resistência à magias e ganhe uma habilidade de recuperação de mana. Os equipamentos oferecem várias habilidades ou magias que você pode criar, e quanto mais você cria mais você libera, conforme vai subindo nos níveis. Eu escolhi jogar de Mago e me equipei com um robe e um cajado.Os prédios também vem em níveis de grau e permitem que os jogadores construam melhores equipamentos. Cada vez que você cria algo você ganha “pontos de destino”, que te leva à liberar o próximo grau.Funciona assim, você colhe troncos Grau 2 de uma árvore Grau 2 e assim pode fazer uma base Grau 2. 
Agora você pode pegar essa base Grau 2 e criar um cajado Grau 2. Cada etapa deste processo lhe dá ‘Fama’, que você acumula até alcançar o próximo Grau. Você pode chegar até o Grau 5 nas zonas seguras (embora isso levaria eras), e pode alcançar até o Grau 8 somente nas áreas de PvP aberto. Isto acontece devido aos recursos e prédios serem limitados nas zonas seguras.Tudo que você faz no jogo te dá ‘Fama’, que é vinculada à “Tábua do Destino”, uma grade enorme que rastreia a progressão do seu personagem. Por exemplo, toda vez que você usa um cajado de druida você ganha pontos na área de cajados dessa grade e, eventualmente, você destrava mais uma área que te pedirá situações mais específicas. Agora, toda vez que você usar um cajado de druida você ganhará “pontos do destino” que são utilizados para liberar este novo Grau, e então liberar o outro, e assim por diante. Já no outro lado da Tábua do Destinho você tem as situações de criação de item. Então toda vez que você criar um cajado de druida você ganha mais pontos de destino para evoluir nesta área. É bem fácil de entender o que está acontecendo, mas a primeira impressão é bastante assustadora devido ao grande número de opções que aparece.Como já dito, uma parte muito importante do Albion Online são as guildas, o PvP e o jogo em equipe. Afinal você precisa de uma guilda para poder conquistar uma região. Ter o controle da região te permite configurar uma taxa para qualquer um que quiser ‘farmar’ na sua área, e também lhe garante os materiais de grau alto para que você possa criar itens. Isso permite um alto grau de interação improvisada entre guildas, jogadores e vários acordos políticos. Mesmo que você possa jogar Albion Online sem participar do PvP, você perderia muito com isso. Você precisa achar o seu nicho e o desenvolver realmente pensando em um mundo aberto.Na nossa guilda nós deixamos uma pessoa inteiramente responsável por ser o principal fornecedor de comida para uma certa cidade com o objetivo de termos o monopólio daquela área. Os bancos são locais, a casa de leilão é local, mas a troca acontece pessoalmente. Você não pode enviar item para alguém via correio ou magicamente via teleporte, você precisa pessoalmente levar os itens até quem está comprando, e se você morrer você perde tudo. O jogo promove esta sensação de local e requer a troca de bens. Enquanto jogávamos vimos vários búfalos andando de uma área para outra e inclusive até comprei umas coisas de um ali que estava as vendendo há um preço bem baixo, e depois eu vendi em outra área com um aumento de 250% no preço!! Sucesso!O problema que encontramos no jogo, sendo uma pequena guilda em busca do poder foi a ‘mentalidade zerg’. Por duas vezes fomos completamente dizimados por grandes alianças que simplesmente nos atropelaram ao atacarem em uma proporção de 3 jogadores para cada um nosso. Os desenvolvedores disseram que estão mirando neste problema específico ao fazer com que os ataques em área causem mais danos de acordo com o número de pessoas que receberem o ataque, e outros nerfs/bufs na mesma linha. Enquanto o mundo aberto sofre deste problema de Zergs, a conquista mesmo de uma área, as batalhas pelas regiões, são arenas instanciadas para guildas lutarem em 5 contra 5.O combate GvG (guilda contra guilda) oferece um sistema bastante inteligente e complexo. Quando você conquista uma região você configura quatro horários em que uma outra guilda possa te atacar. Os ataques podem vir em forma de “raids” ou de conquistadores. A “raid” reduz o seu bônus defensivo e o conquistador pode remover uma de suas “medalhas”. Se você perder três medalhas, você perde a região. Este sistema permitiu que uma guilda pequena como a nossa Pyran com 20 a 30 pessoas mantivesse uma região mesmo lutando contra uma guilda de 150 pessoas. Além disso toda guilda pode ter um “tanque de batalha” no qual a guilda pode colocar itens que serão usados nas batalhas.

Nós tivemos alguns problemas sérios com o jogo que podem ter sido pelo fato dele ainda estar em Alpha, mas não podemos deixar de comentar. Não tem chat para conversar em grupo (mas uma vez que você entra numa guilda você tem o chat da guilda). Quando nós morremos nós aparecemos na cidade mais próxima, pelados e sozinhos, nos forçando a correr através de uma área de PvP aberto (e provavelmente ser encurralado de novo) para chegar em minhas posses. Era bem irritante e frustrante correr tão longe só para voltar de novo.O jogo será Free-To-Play com uma versão Alpha que você pode participar ao comprar um dos pacotes de fundadores, que além do acesso ao Alpha te dão equipamento, cavalos e uma moeda premium que pode ser utilizada para aumentar sua evolução inicial. Esta moeda premium ainda não é definitiva, mas atualmente você pode a usar para criar itens cosméticos como banners ou troféus com o emblema da sua guilda neles. Ela também pode ser usada para ajudar a pagar as taxas dos prédios e de criação de itens. Obviamente muita gente tem chamado o jogo de “Pay2Win”, mas Albion Online é rapidamente comparado com jogos como Eve Online onde você tem o Plex: é um acelerador, ter ouro pode te adiantar um tempo que você acabaria usando para ganhar fama e destravar os graus, e como eu experimentei em primeira mão, você pode perder tudo em uma luta ruim, ou pode ganhar tudo em uma luta boa.No geral Albion Online traz uma visão única aos MMOs e lembra vagamente outros jogos como o Ultima Online por exemplo, mas o conceito de toda a economia do jogo ser controlada pelos jogadores o diferencia dos MMOs tradicionais. O jogo ainda está em Alpha e os desenvolvedores interagem bastante com a comunidade de uma forma bem amigável. Um dos desenvolvedores se juntou ao nosso TeamSpeak por 15 minutos para responder nossas perguntas; os desenvolvedores também entram no chat global no jogo e no fórum; tanto o reddit quanto outras comunidades online possuem tópicos onde os desenvolvedores respondem as perguntas, discutem sobre futuras decisões e interagem com os jogadores. O jogo tem um enorme potencial, e uma apaixonada equipe de desenvolvedores o criando.Os desenvolvedores nos deram os meios para criar nosso mundo. Nós, jogadores, podemos escolher nosso destino.

Fonte: http://jogosonline.uol.com.br/dominiommo/noticias/ultimas/2015/03/04/previa-albion-online.php



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