Warframe

Warframe é um game gratuito pra PlayStation 4 e PC que mistura ninjas futuristas, alienígenas e armas super tecnológicas. Some tudo isso à batalhas épicas pelos planetas do Sistema Solar e você terá um free-to-play que agrada aos fãs do gênero
Warframe é grátis e bem divertido (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Acelerado ou cadenciado, online ou offline: você escolhe
Desenvolvido pela Digital Extremes, Warframe coloca o jogador no papel de ninjas Tenno, em uma guerra com “alienígenas” que são clones humanos militarizados, os Grineer. Se não bastasse, ainda é preciso confrotar um outro grupo corporativo, a Corpus, e os Infectados, vítimas de um vírus mortal. Para enfrentar tudo isso, eles contam com armaduras e habilidades especiais: os Warframes.
Suas escolhas definem bastante sobre a experiência que você terá com o game. Na sua primeira vez, um rápido tutorial tenta esclarecer como funciona o mecanismo do game. Depois é preciso realizar, de cara, uma escolha: o ninja que deseja, já que cada um conta com Warframes diferentes, ou seja, um tipo de armadura especial que lhe dá poderes específicos.
Imagem relacionada
Ainda no tutorial, um pouco da história do game será contada, e o usuário será redirecionado para um menu com os planetas do sistema solar, onde acontecem as missões. Ali, você também pode customizar tudo. Jogar em grupo na Internet, com desconhecidos, restringir a amigos ou até mesmo ir pra guerra sozinho.
Esta liberdade é interessante e gera duas experiências bem diferentes. O co-op dá mais clima aos tiroteios, explosões e ação. Já no offline, é mais adequado tentar utilizar a inteligência e evitar ser detectado por hordas de inimigos, para lidar com eles aos poucos, mantendo seu nível de energia sempre alto.
Aliás, a sua vida não regenera em Warframe. Você tem um escudo protetor – que aguenta um determinado número de dano, e depois não lhe protege mais. Este escudo, sim, pode ser regenerado. Mas se você perdê-lo, e começar a perder vida, ela não será recarregada e você ficará mais vulnerável.

Resultado de imagem para warframe wallpaper
Missões são variadas, mas cenários se repetem
Em termos de gameplay em si, a coisa é simples. Sai um grupo (ou uma pessoa só) no cenário futurista da vez, que é gerado randomicamente a cada nível, com um objetivo no menu a ser cumprido. Ao todo, são 10 tipos de missões (como assassinar, capturar, etc) que acabam se repetindo, pois há uma série de tarefas a serem feitas em cada planeta.
Mesmo assim, a diversão é grande. Pode ser um pouco repetitivo, mas não chega a ser um defeito – ao contrário dos cenários, que, em muitos casos, parecem ser sempre um local só. Até porque, visualmente, o jogo é até bem feito, especialmente por ser grátuito, mas nada deslumbrante como se espera de um game de PS4.
Porém, se por um lado eles se parecem em termos de estrutura visual, os labirintos e ações necessárias, além de inimigos, variam com certa frequência. Assim, o game dá uma certa imprevisibilidade para o usuário, e seu nível de dificuldade vai subindo com o passar do tempo de maneira bastante agradável, sem exageros – para pouco ou muito.
Warframe é muito divertido com amigos (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Introdução deixa a desejar, e enredo é bem morno
O único ponto em que Warframe peca de verdade é no quesito história. O enredo é bem morno, e a introdução feita no tutorial inicial não é muito boa. Explica mais os comandos, a mecânica do jogo, mas pouca coisa da história. Basicamente, sabe-se que você é um ninja cheio de poderes especiais que tem que tomar controle dos planetas.
Obviamente, para o estilo de jogo do Warframe, que é um shooter em terceira pessoa, nada importa mais do que o gameplay, a boa conexão ao multiplayer e a variedade das armas e missões, além da diversão e do quão frenético ele é no ritmo de disparos e de enfrentamentos com os inimigos. E, nisso, o Warframe agrada.
Visual não é estonteante, mas não deixa a desejar (Foto: Thiago Barros/TechTudo)
Personalizações e compra de conteúdo online
O Warframe tem um sistema bem interessante de conteúdo extra para os personagens. E tudo pode ser comprado utilizando pontos do jogo ou dinheiro real. Há Warframes (as armaduras com poderes), armas e boosts em geral para serem adquiridos. Vale a pena jogar bastante e gastar seus pontos em evoluções para o personagem.
Sobre gastar dinheiro, vai do nível de interesse de cada um no game. Vale lembrar que o Warframe é gratuito, então você pode pensar que o dinheiro que está gastando em mais conteúdo para seu personagem é como se estivesse pagando o valor do título, caso ele fosse vendido normalmente. Mas isso não é preciso para aproveitar bem o jogo.
No geral, o game oferece uma experiência variada, divertida e empolgante, ainda mais para quem joga o multiplayer. O sistema de armas, miras e disparos é eficiente. Além disso, mover-se pelos cenários é simples, e as interações via headset são interessantes. Para completar, os menus têm informações em português e os comandos são bem intuitivos. Vale conferir!
Conclusão:
Warframe é o títpico game que vale o download. Para começar, ele é gratuito. E, para um jogo free-to-play, conta com gráficos de qualidade e, principalmente, mostra eficiência na jogabilidade e na diversão. Há ainda um ponto importante: o jogo está em fase de desenvolvimento e recebe atualizações o tempo todo. Vale pelo menos baixar e testar. Afinal, você não pagará nada por isso e, portanto, não tem nada a perder.


0 comentários: